Projeto de Ensino Através de Robótica Educacional

Prêmios de Melhor técnico e Solução Inovadora na FLL 2016

Extensão, Pesquisa 12 de dezembro de 2016. Visualizações: 1662. Última modificação: 16/12/2016 10:19:49

Nos dia 09 e 10 de dezembro de 2016 estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia e o coordenador do PENSARE, juntamente com estudantes da escolas municipais de Mossoró Marineide Pereira, Rotary e Duarte Filho, participaram em Natal da FLL (First LEGO League) 2016.

Uma história cheia de superações que vai desde a aquisição de 1 kit da competição (tapete e peças que formam o cenário) doado por meio de Anderson Vieira Melo da Silva, do corpo gerencial do SESI/RN, passando por perca da sala do projeto e alocação em uma outra sala compartilhada, deslocamento dos alunos das escolas para treinamento na UFERSA, dedicação dos técnicos da equipes (alunos da UFERSA) enquanto faziam provas, viagem de ônibus, hospedagem na casa do professor em Natal, participação na competição sendo a única equipe com o kit NXT (versão 2) enquanto todas as demais utilizam o kit mais moderno (EV3), até a coroação desses guerreiros (quando cada um recebeu sua medalha)!

Melhor técnico - Allef Schmidt

Melhor técnico – Allef Schmidt

Mas ainda tinha a cereja do bolo: as premiações de Melhor Técnico da competição para Allef Schmidt conduzindo a equipe MinionStorms (Escola Marineide Pereira) junto com Thaynon Noronha e o prêmio de Solução Inovadora do projeto de pesquisa desta mesma equipe.

A sensação de alegria é imensa, pois no decorrer do projeto você vai conhecendo as dificuldades que cada aluno enfrenta, as vezes a falta de transporte, de um computador com internet ou até mesmo acesso ao conhecimento e informação vem por frear o potencial daqueles que fazem parte da rede pública ou vivem em situação de risco, essa tarefa não é solitária, mas coletiva, o PENSARE tem sido fundamental tanto para a produção de conhecimento sobre o aluno quanto para o norteamento de uma possível carreira que o aluno deseja seguir no futuro e quando vemos que os alunos que compõem todo o projeto estão sendo reconhecidos pelos seus feitos felicidade é uma palavra muito pequena para descrever, o prêmio de melhor técnico com certeza é um prêmio partilhado com todos os monitores que lutam pra fazer o projeto acontecer.

Allef Schmidt - Melhor técnico

A ideia do projeto de pesquisa “Construindo um Protótipo para Interação e Monitoramento de Animais Domésticos.” que ganhou prêmio de Solução Inovadora é resumida pelo técnico Thaynon

O protótipo foi construído para auxiliar os animais que infelizmente ficam sozinhos em casa ou privados de carinho de seu dono, situação esta que pode causar depressão no animal, a ideia é que ele possa interagir com o “pet” enquanto seu dono não está por perto. O protótipo dispõe de um lançador de bolinhas e de um servo motor com um laser acoplado, além de uma câmera conectada a internet para que o dono possa acessar e acompanhar a brincadeira em tempo real, além de claro, matar um pouquinho a saudade.

Thaynon Noronha - Técnico da MinionStorms
Equipe MinionStorms

PENSARE também enviou a equipe Trooper Bots formada pelo alunos das escola Rotary e Duarte Filho e o técnicos Igo Joctan e Isabelle Pereira. Essa equipe apresentou o projeto de pesquisa “Uso de Animais para Auxiliar no Tratamento de Stress e Depressão”.

Equipe Tooper Bots

Vale destacar também o trabalho de todos os demais que fazem parte do PENSARE e que propiciaram a participação na FLL 2016: Edel Mary, Caroliny Martins, Crisnara de Araújo, Alfredo Lopes, Raama Tagina e Silvio Fernandes (coordenador). Os recursos da viagem foram financiados pelo projeto “Inclusão Digital por meio de Robótica Educacional em Escolas Públicas de Mossoró” com recursos da PROEC/UFERSA. Agradecimentos também a secretaria municipal de educação de Mossoró da qual o técnicos das equipes são estagiários em parceria com o projeto.

Alguns dos momentos da FLL 2016: