A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é uma mostra científica de âmbito nacional com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica.

Se destina a todo aluno matriculado no ensino fundamental, médio, técnico, pré-vestibular em instituição oficial de ensino pública ou privada, bem como alunos de cursos superiores, estudantes de pós-graduação ou pesquisadores da área.

A MNR foi criada para atuar principalmente na ponte entre a competição/extensão e o ensino/pesquisa para o público do ensino fundamental, médio e técnico, bem como criando mecanismos para a divulgação de material pedagógico para docentes do ensino fundamental, médio e técnico e promovendo sua reciclagem assim complementando e interligando as iniciativas já existentes: a Competição Brasileira de Robótica (CBR), cujo foco principal é o público universitário, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), cujo foco principal são os jovens do ensino fundamental, médio e técnico, e o Workshop de Robótica Educacional (WRE), cujo foco são os professores e pesquisadores da área de educação.

É uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, apoiada pelo Governo Federal através do MCTI/CNPq/SECIS/MEC/SEB/CAPES, que visa:

• Contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país através da exposição de trabalhos centrados em uma temática específica;
  • Atuar como instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico;
  • Despertar vocações científicas e/ou tecnológicas;
  • Identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas.

A MNR, por ser um evento de abrangência Nacional, tem por responsabilidade:

• Reunir no mínimo 250 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico de escolas públicas e privadas;
  • Contar com a participação de estudantes de pelo menos 14 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal;
  • A divulgação do evento e a inscrição de trabalhos possuem amplitudes nacionais, respeitando -se as regras de participação e seleção definidas pela instituição proponente.

A MNR possui os seguintes Objetivos Específicos:

1. Promover e valorizar o aprendizado interdisciplinar, colaborativo, investigativo e com foco na experimentação e inovação;

2. Estimular os jovens do ensino fundamental, médio e técnico às carreiras científico-tecnológicas, bem como valorizar os trabalhos por eles desenvolvidos, gerando melhores condições para seu aprimoramento técnico e pessoal;

3. Identificar e estimular potenciais talentos mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica;

4. Congregar jovens do ensino fundamental, médio e técnico e seus professores com universitários, pós-graduandos e pesquisadores do âmbito da robótica e educação, proporcionando condições para a troca de experiências e o desenvolvimento e aprimoramento de idéias e metodologias;

5. Propiciar o desenvolvimento e a difusão de metodologias para o ensino com robótica;

6. Divulgar a ciência e tecnologia junto à sociedade brasileira, principalmente os avanços tecnológicos e científicos na área de Robótica, Automação e Engenharia.

Dentre as principais características da MNR estão:

1. Valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos nas fronteiras entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como: artes, humanidades, ciências e inovação, além das áreas técnicas da robótica como: eletrônica, mecânica, computação, desenho técnico e similares.

2. Aproximar o jovem da ciência e tecnologia utilizando uma linguagem abrangente e inclusiva, já que os trabalhos podem ser submetidos à mostra em formato multimídia (vídeos, fotos, etc.), além do formato tradicional (artigos científicos). Autores de todas as idades são bem-vindos utilizando vários tipos de linguagem.

3. Buscar a imersão dos jovens com elevado potencial no âmbito da metodologia científica através da orientação dos alunos de destaque com bolsas de iniciação científica junior (ICJ) do CNPq;

4. Promover uma grande difusão da área de robótica através da disponibilização de um grande banco de dados on-line de atividades e instituições que atuam na área de robótica em formato multimídia.

30 de junho de 2016. Visualizações: 1303. Última modificação: 01/08/2016 16:45:25